MEDO DA SOLIDÃO


 

MEDO DA SOLIDÃO


Sei que você fez os seus castelosE sonhou ser salva do dragãoDesilusão, meu bemQuando acordou, estava sem ninguém
Sozinha no silêncio do seu quartoProcura a espada do seu salvadorQue no sonho se desesperaJamais vai poder livrar você da feraDa solidão

E novamente vou usar uma poesia de Erasmo Carlos... desta vez, uma que fala sobre o medo que nós temos de ficar sozinhos e, por consequência, acabamos por desejar que alguém venha nos salvar dessa solidão...
Primeiro, antes de nada mais, vamos esclarecer uma coisa muito importante... a solidão a que a canção... e eu... nos referimos é a solidão amorosa. Aquele medo que temos de não encontrar nosso par, e termos que trilhar os caminhos da vida sem alguém com quem partilhar nossos sonhos. Eh, mas espera lá, você vai me dizer, há pessoas que vivem muito bem sozinhas e não sentem falta de alguém ao seu lado a todo instante... sim, eu sei! Há pessoas e há pessoas. Temos um grupo que não consegue se imaginar sozinho enfrentando a vida e temos  outro que consegue dar seus passos pelas trilhas do destino sem se importar se tem com quem dividir suas conquistas ou não. Mas... será que elas nunca sentem falta de ter alguém ao seu lado? Não sei dizer...
Sou uma pessoa introvertida. Fico mais a vontade quando estou sozinha em meu canto, imersa em meus pensamentos. Porém não consigo viver realmente solitária, sem alguém ao meu lado para partilhar minhas vitórias e derrotas. Como eu sei disso? Bem, eu vivi algum tempo sozinha, não por minha opção, mas por circunstancias da vida. Acho melhor contar o que realmente aconteceu, para que vocês entendam...
Eu tinha uns vinte e dois, vinte e três anos... é claro que morava com os meus pais, e é claro que eu era solteira... meu irmão já havia se casado, e eu tinha mais dois irmãozinhos, um garoto de cinco e uma menina de três anos... meus pais estavam enfrentando mais uma das inúmeras crises de seu casamento. Meu pai tinha uma amante e simplesmente resolveu, em um belo dia, que deixaria nossa casa e iria morar com seu novo amor.... simples assim! É claro que minha mãe sentiu o golpe, e resolveu voltar para a casa de seus pais... e assim decidiu, e assim o fez. Foi embora de mala e cuia com meus irmãozinhos para o interior... perguntou se eu também não queria ir, já que estava desempregada no momento. Mas realmente morar no interior nunca foi o meu sonho, e optei por ficar... e de repente a casa ficou enorme para mim... durante o dia estava tudo bem, afinal eu tinha a companhia de meu irmão e sua esposa... mas quando eles se recolhiam em seu lar e eu ficava sozinha, presa entre as quatro paredes sem ninguém para conversar ou mesmo só para sentir a sua presença... meu Deus, que sensação horrível! Eu me sentia perdida no meio do nada, desejando que a noite passasse rápido, para que eu pudesse retornar à luz e sentir a vida ao meu redor, novamente. Sim, eu estava presa no castelo e precisava ser resgatada, ser salva do dragão da solidão. Foram três meses nessa vida, até que meus pais se reconciliaram e voltaram a morar juntos de novo. Foi um alivio indescritível, é tudo o que eu posso dizer.
Sim, eu sei que existem pessoas que não veem problema algum em morar sozinhas e ficar bem longe das outras pessoas por um bom período de tempo. Mas, repito... eu não sou assim. Sou introvertida. Gosto de ficar sozinha no meu canto. Mas tenho a necessidade de saber que há pessoas ao meu redor que estão prontas para me socorrer, que estão ali para me ajudar na luta contra o fantasma da solidão, contra o dragão...
Sim, eu preciso me sentir querida e desejada por meu parceiro. Sinto uma necessidade enorme de me sentir amada a todo instante. Mesmo que eu não expresse meu desejo, eu preciso que ele adivinhe o que sinto e me cubra de beijos, para sentir-me protegida... um olhar, uma palavra de carinho... isso é tudo o que realmente preciso para sentir-me segura...
A gente não costuma externar nossos sentimentos a todo instante... achamos que nossos pares tem bola de cristal e sempre irão adivinhar o que se passa por nossa cabeça... e ficamos chateadas quando, por um motivo ou outro, eles não conseguem cumprir as expectativas que nós temos em relação a eles... que são as nossas expectativas, não a deles...
Nosso medo de ficarmos solitárias é tanto que, embora pareça esdrúxulo, muitas vezes nos envolvemos em uma relação tóxica, que nos faz mais mal do que bem... e nos recusamos a reconhecer que aquele relacionamento em especial não nos está sendo saudável... em nossa cabeça, o sentimento de "ruim com ele, pior sem ele" parece fazer todo o sentido do mundo... e sabemos que a realidade não é bem assim...
São oito e meia da manhã desse sábado lindo e ensolarado... embora a previsão do tempo diga que pode chover depois das duas da tarde. Pode chover sem problema, afinal precisamos da água... nesse momento os termômetros estão marcando 23ºC e, diferente de ontem quando a sensação de frio dominava todo o ambiente, hoje a sensação é exatamente o oposto... parece que já estamos com quase trinta graus...
Que Deus nos conceda o mais belo de todos os sábados que já tivemos em nossas vidas, e que torne nossos fardos leves, para que tenhamos forças para vencer os percalços da vida... Até amanhã, se Deus assim o permitir...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM SOMOS NÓS?

23 - A NEW DIRECTION

SELF-ACCEPTANCE