NOSSA RELAÇÃO COM DEUS...


 

NOSSA RELAÇÃO COM DEUS...

Eu quero me ver em mil novecentos e noventa e seisPois eu quero saber como vão ser as coisas por láEu preciso me ver em mil novecentos e noventa e seisE dizer sim ou não aos processos de vida de lá
Outro dia eu sonhei que estava numa arena giganteEra eu o mais raro objeto vendido em leilãoGargalhadas soavam por toda essa arena mercanteE eu era um palhaço sem graça vendido em leilão
E eu olhava tudo caladoE eu levava fé nessa mãoE eu ouvia os preços gritadosE eu calava o meu coração

José Roberto Monteiro Surian, escreveu esta linda canção, que foi tema da novela "O Profeta", na Rede Tupi de Televisão. A história, escrita por Ivani Ribeiro, conta a história de um jovem que tem o dom da premonição. Mas a canção fala de um pouco mais que isso. Ela fala de como a fé é tratada neste mundo, onde ela vale apenas como uma mercadoria a mais, que deve ser explorada... e, de certa forma, é isso o que acontece em nosso dia a dia. Nós somos treinados a acreditar em alguma coisa, e depois que estamos, digamos assim, preparados para o mercado, somos postos em leilão e vendidos pela melhor oferta. Antes que vocês gritem "sacrilégio" e queiram me jogar na fogueira, vamos pensar um pouquinho...
Existe um número exagerado de religiões praticadas no mundo. Eu digo "exagerado", porque se Deus é uno e criou o mundo, não há porque uma pulverização tão grande assim quando o que está em jogo é a adoração ao Ser Supremo. Mas existe essa... divisão. Todas se consideram a correta, e aqueles que não as praticam, estão condenados ao sofrimento eterno...  
O maior problema talvez não seja o número de centros de fé tão diferentes entre si... embora todos guardem certas semelhanças,,, mas sim a pulverização dentro de uma mesma fé.... já explico...
Eu sou cristã de nascimento. Católica Apostólica Romana, batizada assim que nasci, tendo por padrinhos um padre e uma enfermeira. Cresci sendo levada as missas de domingo durante toda a minha infância. Fiz meu catecismo, minha primeira comunhão... meu caminho para o Paraíso estava sendo pavimentado. Porém... ah, porém... bem, eu sou curiosa, gosto de ler, e adoro descobrir coisas novas. E então me meti de cabeça a estudar a Mitologia Grega, e descobri que, em certos aspectos, nossa fé tem muitos paralelos com ela. Então fui ler um pouco sobre outras mitologias, e apesar das diferenças existentes, todas, sem exceção, tem alguns pontos em comum. Até na pulverização das mesmas em várias seitas... mas vamos voltar para o Cristianismo, que é a fé na qual cresci...
Bem, não vou falar do ponto de vista histórico, mas sim sobre a forma como nossa religião está distribuída pelo mundo.  E "pelo mundo" não quer dizer através de todo o globo, mas sim entre as várias comunidades. Bem, nossa religião é baseada na vida de Jesus, o Messias, que veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados. Ele se ofertou em sacrifício, e seu sangue purificou nossas almas, nos livrando do pecado original e abrindo o caminho para que pudéssemos um dia entrar no Paraíso. Mas isso acaba criando um problema... se só podemos ser salvos porque Ele veio para a Terra e morreu para nos salvar, isso quer dizer que as pessoas que vieram antes dele foram condenadas ao sofrimento eterno, já que não poderiam gozar de Sua Benevolência? Complicado... assim como seu próprio nascimento. É parte do dogma cristão que Maria concebeu seu filho divino em estado virginal. Não é algo impossível, se formos considerar que a mulher foi fecundada sem que houvesse uma relação carnal completa, por assim dizer. Mas sem nenhum tipo de contato físico... bem, aí é outra história. Mas não vamos entrar nessa seara, pois não daria muito certo discutir sobre isso. Vamos falar de outro ponto da história. Em todas a mitologias existentes é comum o fato de uma virgem servir de, digamos assim, barriga de aluguel para a geração de um filho de algum divino de plantão. Tudo bem, vamos aceitar isso, já que a maioria das religiões espalhadas pelo mundo, desde os primórdios da civilização, dão como certa tal acepção... 
Uma das coisas que discordo dessa liturgia é exatamente isso... como uma simples mortal pode conceber um ser imortal, um ser dotado de poderes além de nossa imaginação? Para isso ela também deveria ser divina. Mas a liturgia nega essa condição para nossa heroína até o momento da morte de seu filho divino. Depois, muito depois, admitem que ela, por haver trazido ao mundo o salvador da humanidade, é também, de certa forma, a Mãe Suprema de todos os homens da terra. Porém... ah, porém...  bem, nem todos concordam com essa visão e aí a igreja começa a se dividir, e cada facção tem a certeza absoluta de que o caminho certo a seguir é aquele que ela professa. E aí...
Bem, na minha visão pessoal... não é o que a Igreja professa, é o meu ponto de vista... Maria é o terceiro elemento da Santíssima Trindade. Por algum motivo que não tenho como explicar, em algum momento decidiram tirar-lhe a Santidade... mas pensem bem... A Santíssima Trindade é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, sendo que o Espírito Santo é a manifestação do Pai... ou seja, Ele é citado duas vezes, o que torna a Trindade um Duo... e se Maria for o terceiro elemento...? Bom, aí ficaria O Pai, A Mãe e O Filho, o que seria realmente uma Trindade... mas é melhor deixar essa discussão para lá, não é mesmo?
O que realmente está em discussão, nesse momento, é o leilão feito pelos pregoeiros da fé, na tentativa de arrebanhar novos crentes para suas hostes... e com estes, lutar contra os pagãos e converte-los para sua fé, pois só eles tem o caminho que conduz ao Paraíso...
São sete horas e cinquenta minutos desta segunda feira ensolarada, onde os termômetros estão marcando 23ºC neste momento... há possibilidade de chuva, mais tarde....

Que Deus nos dê um dia simplesmente maravilhoso e que tudo aquilo que esperamos e desejamos em nossas vidas nos seja concedido pelo Altíssimo, se essa for a Sua Vontade...

Que Deus abençoe a todos nós e nos permita nos encontramos novamente amanhã...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM SOMOS NÓS?

23 - A NEW DIRECTION

SELF-ACCEPTANCE