SOLIDÃO



Bom dia! São 6:38hrs desta sexta feira linda, onde no momento em que escrevo estamos registrando 20º C, com um dia lindo e ensolarado, com perspectivas de chegarmos até aos 30º no decorrer do dia. E hoje estou de folga do escritório... bom, não vou viajar, não hoje, pelo menos. Tenho várias coisas para fazer aqui em meu lar neste dia. E assim que desligar meu desktop, com certeza iniciarei a labuta diária. A primeira coisa que terei que fazer é dar um pulo no mercado para comprar pão para minha turminha. Normalmente costumo compra-lo numa padaria aqui perto de casa, mas quando fui agora de manhãzinha, deparei-me com uma placa fixada na porta com os dizeres "Luto"...

Nossa, esses dias a inexorável está agindo com muita celeridade. Como já lhes contei, minha amiga perdeu sua irmã nesta terça feira... ontem foi o funeral. Não pude ir. Mas tenho certeza de que ela entenderá. Bem, agora encontro esse cartaz na porta do estabelecimento... Meu Deus do Céu, nunca, em anos anteriores, tive tanta notícia de passamentos como neste triênio 20/21/22... espero de 2023 seja um ano mais tranquilo, sem tantas viagens de conhecidos para o outro lado!

A vida é efêmera, todos nós temos ciência disso. Um simples estalo, e estamos a caminho do infinito, para prestar contas ao nosso Criador. Nosso maior problema é que, mesmo sabendo que nosso fim neste plano é inevitável, que mais dia, menos dia, seremos chamados ao firmamento, não estamos preparados para isso. Nem para irmos, nem para perdermos os entes queridos que nos rodeiam. Já disse alguém a muito tempo, que começamos a morrer no dia em que nascemos... não existe verdade mais concreta do que esta. Em nosso íntimo desejamos que nossa estadia aqui se estenda infinitamente. Sabemos que não será assim, mas preferimos não pensar em nosso destino certo e infalível...

Ontem ao ler as postagens de outros, encontrei uma citação que me deixou pensativa... a frase era "E quando ninguém te acorda de manhã, e quando ninguém te espera na noite, e quando você pode fazer o que quiser... como se chama? Liberdade? Ou solidão?" O autor da frase é Henry Charles Bukowsky, poeta, contista e romancista estadunidense, nascido na Alemanha. Bom, mas nesse momento, ao menos para mim, não é importante saber quem foi o autor da frase, uma vez que, provavelmente, muitos já a tinham formulado antes dele a eternizar no papel em uma de suas muitas composições. Digo isso porque a maioria da frase de senso comum uma hora ou outra acaba sendo registrada por alguém e a partir desse momento, toda vez que se formula tal frase, esta é ligada ao nome da pessoa. Mas, como eu disse, o importante, nesse momento, é a ideia explícita na frase...

Para mim, se não tenho ninguém para me acordar de manhã (não que eu precise, acordo bem cedo todos os dias), isso é prenúncio de solidão. Se não tenho ninguém a me esperar à noite, e a única coisa que me aguarda são as paredes frias de meu quarto, isso continua sendo prenuncio de solidão. Fazer o que eu bem entender, sem prestar contas para ninguém? Não há duvidas... isso é pura e simplesmente solidão. Durante um curto período de minha vida fiquei sozinha em casa. Meus pais haviam se separado, sendo que meu pai foi para outro lugar, minha mãe foi para a casa de seus pais com meus dois irmãozinhos e meu irmão mais velho já havia se casado. Durante o dia, eu tinha a companhia de minha cunhada e, eventualmente, a de meu irmão. Mas quando a noite chegava minha única companhia era a solidão... e eu não gostei da experiência. Sou uma pessoa retraída, não é fácil me conquistar... mas com certeza não consigo morar sozinha, sem uma companhia ao meu lado, me apoiando em meus momentos difíceis e me permitindo apoia-la quando esta necessitar de um ombro para chorar. Não estou falando de amizade, simplesmente. Não. Estou falando de amor. Na minha vida, sem minha cara metade a acompanhar-me e apoiar-me, a caminhada na vida perde todo o sentido. Afinal, os amigos estão contigo apenas por um tempo, mas eles tem suas vidas e seus amores para seguir em frente. Se você não tiver alguém com quem partilhar seu destino, quando os amigos precisam ir de encontro a vida deles, você ficará sozinha no mundo. E a solidão dói, mesmo que a gente não queira admitir...

Que Deus nos proporcione uma sexta feira linda, onde consigamos alcançar tudo aquilo que almejamos para este dia. Que Ele derrame sobre nossas cabeças Suas Benções, nos guiando sempre pelo caminho da retidão em busca de nossa Luz Espiritual...

Um dia lindo e maravilhoso para todos. Até amanhã, se Deus assim o permitir...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM SOMOS NÓS?

23 - A NEW DIRECTION

SELF-ACCEPTANCE