O IMPORTANTE É TER CHARM...



O IMPORTANTE É TER CHARM... 


"O meu coração é só de Jesus

Mas o meu pulmão é da Souza Cruz..." 

Estes dois versos são uma paródia de um hino da Igreja Católica. Tanto o hino religioso quanto a sua versão humorística eram muito populares quando eu tinha quatorze, quinze anos. Naquela época era comum as pessoas desfilarem pela rua com um cigarro nos lábios, soltando fumaça como se fosse a chaminé de uma fábrica... era moda fumar, e existiam várias marcas de cigarros que podiam ser compradas em qualquer esquina... Existiam algumas fábricas de cigarros no país, todas elas localizadas no Sul... mas a mais famosa de todas foi, sem dúvida nenhuma a Souza Cruz, empresa que até hoje faz parte do imaginário popular. Eram várias as marcas comercializadas por ela, marcas essas direcionadas tanto para o público masculino quanto para o feminino. Para esse publico, lançaram o cigarro "Charm", que vinha em uma caixinha dourada e cujo slogan era "Charm, o fino que satisfaz"... a outra frase de efeito era "o importante é ter Charm". Várias marcas desfilavam pelas prateleiras dos bares e padarias, para todos os gostos e bolsos. O mais famoso de todos era, sem dúvida o Continental, com ou sem filtro, já que era vendido nas duas versões. De cada dez maços de cigarros vendidos, ao menos cinco eram Continental. As outras marcas vendidas eram Arizona (o apelo dos filmes de caubóis, muito em voga naquela época) Marlboro (seguindo a linha do Arizona, porem para um publico mais seleto), Hollywood (que lembra cinema, não é mesmo?) Minister, Consul (que conquistava principalmente as crianças e adolescentes, por ser um cigarro mentolado...) Mistura Fina... 

Existiam muitas marcas, se eu fosse escrever todas aqui ficaria o dia inteiro e, com certeza, acabaria esquecendo de alguma. Como eu disse acima, era comum crianças e adolescentes desfilarem com um cigarro na mão. Era tão comum, que uma certa fábrica de chocolates chegou até a criar um "cigarro de chocolate" para o público infantil... é claro que não era cigarro de verdade, eram simples bastões de chocolate no formato de cigarros, mas o conceito estava ali..

Claro que nem todo mundo era viciado, mas creio que todo mundo, naquela época, experimentou fumar ao menos uma vez na vida, já que era um hábito "chique"... claro que alguns pais não permitiam que sua prole enveredasse por esse caminho, mas a maioria não se importava. Não era considerado uma falta grave. Na verdade, nem era considerado uma falta. Por respeito, os filhos não acendiam seus cigarros na frente dos pais. Fora isso...

Se eu fumei? Sim, por dois anos. Cheguei a fumar dois maços por dia. Mas meus pais jamais desconfiaram que, por algum tempo, fiz parte do clube dos fumantes inveterados. Sempre fui muito discreta, nunca fumei em casa, nem na presença de familiares. Meu irmão, todos sabiam que fumava. E bebia. Mas eu? Eu era o símbolo da pureza casta, sem vícios, um verdadeiro anjo na terra...

Nessa época (eu tinha quinze anos) eu já trabalhava. Saia cedo (umas cinco horas da manhã), e ia para a cidade todos os dias. Pegava um ônibus lotado e lá ia eu, com destino a Rua das Fiandeiras, onde ficava a fábrica onde eu trabalhava. Entrava as sete, o expediente ia até as cinco e meia, então saia como um furacão para pegar o ônibus e ir para a escola, onde o horário de entrada era sete horas... chegava sempre quase quando os portões iam se fechar, mas conseguia entrar a tempo. As aulas iam até as onze horas e, então, finalmente ia para casa, tomar um banho, jantar e dormir, para no outro dia repetir tudo de novo...

Como eu disse, fumei por cerca de dois anos. O que me fez sair do vício? O meu gosto pela leitura, de fotonovelas e gibis. Meu salário não era grande coisa, mal dava para cobrir minhas despesas do mês. Sempre sobrava mês no fim do meu salário... coisa que acontece até hoje, embora atualmente eu consiga administrar minhas finanças um pouquinho melhor que na época... e chegou uma hora que tive que optar entre continuar lendo minhas revistas favoritas ou continuar fumando. Para minha sorte, optei pelas revistas e esqueci completamente do tabaco...

Agora são 9:20hrs da manhã, estamos o momento com 20ºC, tempo nublado nesse sábado lindo, com previsão de chuva mais tarde. Hoje tenho que comprar um teclado novo para o meu desktop ( o que eu usava abriu o bico e o que estou usando neste momento só serve para "quebrar um galho", assim dizendo). Bem, vou encerrando por aqui... Que Deus abençoe a todos nós e ilumine sempre nosso caminho, guiando nossos passos em direção ao Paraiso Celestial. E que este seja um sábado simplesmente maravilhoso em nossas vidas, nos trazendo muito amor e paz para todos nós.

Fiquem com Deus e até amanhã, se Ele assim o permitir... 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM SOMOS NÓS?

23 - A NEW DIRECTION

SELF-ACCEPTANCE