AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO PARA SEREM LEVADAS A SÉRIO
AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO PARA SEREM LEVADAS A SÉRIO
A não muito tempo atrás vi, no Facebook, criticas contra uma moça que ia à Academia e tirava fotos de seus treinos para publicação posterior na rede. Até aí, tudo bem. A critica se devia ao fato de que a moça editava suas fotos para publicá-las. Esse foi seu pecado. Afinal, que direito ela tinha de "enganar" seus seguidores, adulterando suas fotos originais para mostrá-las na rede? Eis aí a questão...
Bem, o que as pessoas se esquecem é que as redes sociais não são o espelho da realidade da vida de ninguém. Desde que você não prejudique outras pessoas, você é livre para se expressar da maneira que achar melhor. Afinal, ali é um espaço para que você possa sonhar, brincar, se divertir... ser, por alguns momentos quem você realmente é... ou seja, é um espaço onde você pode dar asas à sua imaginação...
É assim que eu uso esse espaço. E muitas pessoas também o fazem. Se edito minhas fotos? Claro que sim. Mesmo porque não sei quem está me observando do outro lado. Então, sim. Publico várias versões de mim mesma. Porque as pessoas que não conheço realmente não precisam saber quem eu sou, além da personagem que represento em meu dia a dia...
Isso é mentir? Não, de forma alguma. É simplesmente um tipo de proteção lúdico. Porque, ao mesmo tempo que estou me divertindo, evito exposição de minha vida privada. Sim, porque tenho uma vida além das redes sociais. Aliás, todos nós temos. E nosso mundo privado é nosso, apenas. Criamos um mundo onírico, onde podemos nos dar ao luxo de sermos que desejamos ser. Mas, fora deste, o mundo real nos conduz para outro tipo de caminhada...
E não há nada de errado em editar suas fotos. Por que? Simples... quando publico uma imagem minha na rede, não estou esperando reconhecimento de ninguém. Simplesmente estou realizando um sonho de ser, por alguns momentos, alguém diversa de quem eu sou na realidade. Assim como todas as pessoas que usam deste subterfúgio. Mas não é assim que o mundo da moda, da publicidade, faz já a tempos? Editam as fotos de suas modelos tanto que, muitas vezes, não conseguimos reconhecer a pessoa real quando a encontramos frente a frente...
Mas a cobrança existe. Algumas pessoas acham que você tem que mostrar-se, ao vivo e a cores, para que o mundo possa te julgar. Eu sei disso muito bem. A algum tempo atrás alguém influente de meu grupo publicou uma série de homenagens a algumas pessoas de nosso meio. Meio séria, meio na brincadeira, eu disse que também gostaria de receber aquele tipo de reconhecimento. Bem, recebi uma resposta educada, explicando sua negativa quanto ao meu pedido... para que merecesse tal privilégio, eu deveria parar de publicar minhas fotos editadas. Teria que mostrar sempre meu verdadeiro rosto. Claro que jamais farei isso, por motivos vários...
As pessoas que são próximas a mim me conhecem, sabem como realmente sou. Aquelas que nunca cruzaram meu caminho, que sabem que existo apenas no mundo digital não tem porque saberem quem eu sou em realidade. É a minha segurança, em jogo. É assim que vejo a recusa em abrir mão do direito de usar filtros em minhas fotos. E entendo as pessoas que também o fazem. Afinal, a vida digital não é para ser levada a sério. É apenas um lugar de recreação. Um lugar para soltarmos nossa imaginação, um lugar de sonhos...
Desde que não estejamos prejudicando ninguém com nossas postagens, pouco importa que imagem estamos usando. Ao menos, é assim que eu penso. Posso estar errada. Mas se não estou procurando nada além de divertir-me, que diferença faz o tipo de foto que publico? Cada um vai julgar minhas ações conforme sua formação... assim é a moça do ginásio. Foi julgada e criticada simplesmente por ter usado um espaço lúdico simplesmente para se divertir. E aí fica a pergunta que não quer calar... Porque a Sociedade se importa tanto com fatos que, realmente, não tem relevância alguma em sua vida? Não seria mais produtivo voltarem sua indignação para acontecimentos que realmente prejudicam a vida social? Eis aí algo para se pensar...
Tania Miranda - Brasil - 21/09/2026
===========================================================
SOCIAL MEDIA ISN'T MEANT TO BE TAKEN SERIOUSLY
Not long ago, I saw criticism on Facebook directed at a young woman who went to the gym and took photos of her workouts to post online. So far, so good. The criticism stemmed from the fact that she edited her photos before posting them. That was her "sin." After all, what right did she have to "deceive" her followers by altering her original photos for online display? That is the question...
Well, what people forget is that social media does not mirror anyone's real life. As long as you aren't harming others, you are free to express yourself however you see fit. After all, it is a space where you can dream, play, have fun... and—for a few moments—be who you truly are. In other words, it is a space where you can let your imagination run wild...
That is how I use this space. And many others do the same. Do I edit my photos? Of course I do. After all, I don't know who might be watching from the other side. So, yes. I post various versions of myself. Because the people I don't know don't really need to know who I am beyond the persona I portray in my daily life...
Is that lying? No, not at all. It is simply a form of playful protection. Because while I’m having fun, I’m also avoiding exposing my private life. Yes, because I have a life beyond social media. In fact, we all do. And our private world belongs solely to us. We create a dreamlike world where we can afford the luxury of being whoever we wish to be. But outside of that, the real world leads us down a different path...
And there is nothing wrong with editing your photos. Why? It’s simple... when I post an image of myself online, I’m not looking for anyone's approval. I am simply fulfilling a dream of being—for a few moments—someone different from who I am in reality. Just like everyone else who resorts to this ruse. But isn't that exactly what the fashion and advertising worlds have been doing for ages? They edit their models' photos so heavily that we often can't recognize the real person when we meet them face-to-face...
Yet, the pressure is real. Some people believe you have to show yourself—in the flesh—so the world can judge you. I know this all too well. Some time ago, an influential person in my circle posted a series of tributes to people in our community. Half-jokingly, I said I’d like to receive that kind of recognition, too. Well, I got a polite reply explaining why they wouldn't grant my request: to deserve such a privilege, I’d have to stop posting edited photos. I’d have to show my true face at all times. Of course, I’ll never do that, for various reasons...
The people close to me know me; they know what I’m really like. Those who have never crossed my path—who know I exist only in the digital world—have no reason to know who I am in reality. My safety is at stake. That’s how I view the refusal to give up the right to use filters on my photos. And I understand others who do the same. After all, digital life isn't meant to be taken seriously. It’s just a place for recreation. A place to let our imaginations run wild, a place for dreams...
As long as we aren't hurting anyone with our posts, the image we use hardly matters. At least, that’s what I think. I might be wrong. But if I’m looking for nothing more than a bit of fun, what difference does the type of photo I post make? Everyone will judge my actions based on their own background... just like the young woman at the gym. She was judged and criticized simply for using a recreational space to have some fun. And that leaves us with the burning question: Why does society care so much about things that have absolutely no relevance to its own life? Wouldn't it be more productive to direct your indignation toward events that actually harm social life? That is something to think about...
Tania Miranda - Brazil - September 21, 2026
===========================================================

Comentários
Postar um comentário